segunda-feira, 15 de março de 2021

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

O Dia Mundial dos Direitos dos Consumidor é celebrado anualmente no dia 15 de março com o objetivo de promover a consciencialização global sobre os direitos e as necessidades do consumidor. Para além disso, esta data serve para alertar contra os abusos de mercado e as injustiças sociais que violam os direitos dos consumidores e, como tal, para exigir que os direitos de todos os consumidores sejam respeitados e protegidos.
Retirado daqui.


COMPRAS BEM, MAS NÃO SABES A QUEM!
DecoJovem - Março – mês do Jovem Consumidor


Com a economia digital, os consumidores fazem cada vez mais compras online. Em 2018, 37% dos portugueses, entre os 16 e os 74 anos, fizeram compras online (INE e Eurostat). Quais são as regras para as compras online? Como escolher os sires? Como escolher os produtos? Quem pode ajudar os consumidores?

Muitas vezes também é difícil distinguir se estamos a comprar produtos originais ou de contrafação. Mais de 20% dos jovens na Europa já compraram produtos contrafeitos online (EUIPO), algumas vezes intencionalmente mas outras sem sequer se aperceberem.

Para acompanhar esta realidade crescente, é importante que os jovens estejam informados sobre os seus direitos enquanto consumidores, sobre os cuidados a ter nas compras online, sobre as consequências das compras de produtos contrafeitos e as regras associadas a cada plataforma (marketplace).
Retirado daqui.

A DecoJovem criou e disponibiliza um Jogo de Tabuleiro Online - Brain Ideas 2.0 - para jogar em família ou em sala de aula. Pode ser jogado por qualquer pessoa, com acesso à plataforma gratuito, apenas é necessário um adulto criar a conta. Para saber mais acede aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!