sábado, 27 de março de 2021

DIA MUNDIAL DO TEATRO

https://www.estc.ipl.pt/mensagem-do-dia-mundial-do-teatro-2019/

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.
Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.
Origem da data

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Teatro em Portugal

Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano.

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.
Retirado daqui.

Teatro em Santarém: Dramaturgo e Ator

Bernardo Santareno - Dramaturgo

http://antt.dglab.gov.pt/mostra-documental-no-centenario-de-bernardo-santareno-1920-1980/

(Santarém, 18-11-1920 – Lisboa, 29-08-1980)

Bernardo Santareno é o pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, cujo exercício da medicina (em Psiquiatria) conciliou, durante anos, com a escrita para teatro, alcançando, desde a sua estreia nos anos sessenta, um papel de primeiro plano no teatro português.

Entre registos realistas, de tonalidade mais naturalista ou com traços épicos, a sua escrita foi essencialmente de denúncia, atenta à realidade do país e visando uma consciência social, o que lhe valeu a proibição de algumas das suas peças e a perseguição pelo regime salazarista.
Retirado daqui.

Mário Viegas - Ator

https://www.rtp.pt/programa/tv/p23090/e23

Ator português, de nome completo António Mário Lopes Pereira Viegas, nasceu a 10 de novembro de 1948, em Santarém, e morreu a 1 de abril de 1996. Foi considerado como o maior ator do pós-25 de abril.

Aos 15 anos, já fazia teatro amador. Após ter frequentado a Faculdade de Letras e o Conservatório Nacional em Lisboa, estreou-se no Teatro Experimental de Cascais (TEC). Em 1969 ingressou no Teatro Universitário do Porto e em 1970 regressou ao TEC. Começou a ser conhecido como declamador, tendo gravado diversos discos.
Mário Viegas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-23 13:02:19]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$mario-viegas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!