LITERACIA DOS MEDIA

Fonte: https://www.rbe.mec.pt/np4/556.html

O que é a Literacia Mediática ou dos Media?

Literacia mediática “é a capacidade de aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens dos vários meios de comunicação” (Lopes, 2018).
Começou a ser estudada com a Declaração de Grünwald sobre a Educação para os Media, em 1982. Desde 2006, a literacia mediática tem sido objeto pertinente de reflexão da União Europeia (Lopes, 2011). Em Portugal, a literacia mediática tem sido muito estudada pelos investigadores da área dos media, assim como um motivo de preocupação para as entidades reguladoras da comunicação social, associações do setor dos media e organizações de solidariedade para o desenvolvimento social.

O que é aceder, criar, avaliar e compreender?

São as bases da literacia mediática. Aceder caracteriza-se pela relação entre a pessoa e a plataforma onde se procura a informação (livros, televisão, jornais impressos e online, rádio e internet). Avaliar e compreender referem a capacidade de pensar, criticar e opinar enquanto consumidor da informação desejada. Criar é a capacidade individual de cada pessoa em produzir algo. Neste contexto, é a sua capacidade de criar/gerar conteúdos que possam ser mediatizados, ou seja, avaliados positivamente por terceiros (Lopes, 2018).

Para que serve?

A literacia é essencial numa democracia. Serve para capacitar os cidadãos para serem pensadores e criadores críticos e ativos. 
Retirado daqui: https://ualmedia.pt/o-que-e-literacia-mediatica/, consultado em 14/07/2022.

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