terça-feira, 31 de maio de 2022

OLIMPÍADAS DA HISTÓRIA - 2º CICLO

As professoras da disciplina de História e Geografia de Portugal vão organizar, no final deste 2º semestre, mais uma edição das Olimpíadas de História para os alunos do 2º ciclo de escolaridade.

As provas vão acontecer na biblioteca escolar nos dias 13 e 14 de junho, para o 5º ano das 10:10 às 10:55, no dia 13 e para o 6º ano das 11:50 às 12:35, no dia 14 de junho de 2022.

Desejamos boa sorte a todos!



segunda-feira, 30 de maio de 2022

MIÚDOS A VOTOS - QUAIS OS LIVROS MAIS FIXES?

Os resultados da votação nacional de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» aconteceu na passada sexta-feira, dia 20 de junho, numa festa final na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 14 horas. 

Como não era possível estarem presentes todas as escolas participantes  na Fundação Gulbenkian, a cerimónia foi transmitida em direto nas redes sociais e nos sítios da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares. A festa contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, e com a participação de uma dezena de escolas vindas de vários pontos do país.

 

Em «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», votaram este ano de 105 008 alunos, distribuídos pelos quatro ciclos de ensino envolvidos, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. O número de votantes traduziu-se em:

  • 102 512 votos válidos
  • 1 982 nulos
  • 513 brancos.

Este número que bateu todos os recordes de participação, o que não teria sido possível sem o seu empenho.

Resultados do 2.º ciclo do ensino básico:

1.º lugar - Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 15,8% dos votos;
2.º lugar - Avozinha Gângster, de David Walliams, com 15,4% dos votos;
3.º lugar - O Diário de Anne Frank, com 8,7% dos votos.

Veja os resultados totais deste ciclo de ensino.

Em breve, será entregue a todas as escolas que votaram/participaram o diploma de participação.

https://visao.sapo.pt/visaojunior/

Podem ver um excerto da cerimónia aqui e toda a cerimónia aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

PALAVRAS ESCRITAS - PALAVRAS DITAS: A vida mágica da Sementinha

A biblioteca escolar voltou a dinamizar a atividade Palavras Escritas/Palavras Ditas, desta feita sobre o livro do autor Alves Redol chamado "A vida mágica da sementinha", obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano de escolaridade.

A atividade decorreu com a colaboração da docente Susana Stoffel em duas sessões para as turmas B e D do 5º ano. A professora bibliotecária fez uma leitura expressíva do primeiro capítulo, aguçando a curiosidade para conhecerem o resto da história.

Os alunos ficaram a saber qual a localização de origem do trigo (personagem principal da história), os tipos de grão e sua utilidade, a perceber como surgiu a agricultura, a conhecer um conjunto de palavras novas relacionadas com a agricultura e os animais que ajudam na mesma, além de ficarem a saber o que é a botânica. Também puderam ver e manusear espigas de trigo para reconhecerem.

Os alunos manifestaram o seu agrado pela história e solicitaram que fossem exploradas histórias com temática semelhante.













BOLETINS BIBLIOGRÁFICOS

Os nossos boletins bibliografícos têm andado um pouco arredados do nosso blogue. Partilhamos convosco algumas das últimas novidades que recebemos, dos meses de março, abril e maio!

VENHAM REQUISITAR!








PALESTRA - AO SISTEMA RESITEJO

Os alunos do 8º ano das turmas A,B, C e D (2 sessões), puderam assistir no dia 2 de maio à Palestra "Ao Sistema da Resitejo" com Marcelo Morgado, representante da referida empresa. Esta atividade foi promovida pela docente Daniela Temudo, inserida na disciplina de Ciências Naturais. Esta iniciativa incidiu sobre a temática da reciclagem e da redução do lixo doméstico, além da mudança de hábitos para contribuir para a essa redução.

Os alunos estiveram bastante atentos à informação que lhes foi transmitida e também interagiram e questionaram bastante na parte final de cada sessão.







A empresa Resitejo - Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo é uma associação sem fins lucrativos, constituída a 9 de Agosto de 1996 com a missão de gerir e tratar os resíduos sólidos urbanos produzidos em 10 municípios: Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova de Barquinha.

A RESITEJO é detentora de uma matriz de infra-estruturas (instalações, equipamentos mecânicos, recipientes, recursos humanos e financeiros) destinada a assegurar com eficiência, conforto, segurança e inocuidade a deposição, recolha, transporte, tratamento, valorização, eliminação, estabilização dos referidos RSU. Este sistema tem a seu cargo dar destino final adequado às cerca de 100.000 toneladas de RSU (resíduos sólidos urbanos) produzidas anualmente pelos 209.587 habitantes (INE, 2011) desta região com uma área de influência de 2.466 km.

Retirado daqui.