O que foi o 25 de Abril?
Quando, a 25 de Abril de 1974, um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe de Estado que, em menos de 24 horas, derrubou a ditadura que dominava Portugal há mais quatro décadas, o rumo da história nacional mudou decisivamente.
As suas vidas, assim como as de milhares de portugueses, estavam prestes a alterar-se radicalmente. Em breve, o golpe deu lugar a uma Revolução que, durante quase dois anos, agitou o país, abrindo um amplo leque de possibilidades quanto ao caminho a seguir.
Conhecer a história para compreender o presente e construir o futuro
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorrem entre 2022 e 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário. Pretende-se reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos acontecimentos que contribuíram para o desgaste e derrube da ditadura, bem como dos que permitiram a construção e afirmação da democracia. Em nome de uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e também mais participativa, plural e democrática, a Comissão disponibiliza um conjunto de recursos de acesso livre, produzidos e verificados por especialistas, sobre este período da nossa história recente. O conhecimento da história é a base para pensarmos e construirmos os próximos 50 anos de democracia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário!