terça-feira, 26 de março de 2024

DIA MUNDIAL DA POESIA - EXPOSIÇÃO

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março. A escolha da data ocorreu por ocasião da 30.ª Conferência Geral da UNESCO que teve lugar ​em Paris, a 16 de novembro de 1999.

Fonte

Celebra-se, assim, esta forma de expressão e identidade cultural tão rica e diversificada, praticada ao longo da história da humanidade.​ Um dos principais objetivos do dia é apoiar a diversidade linguística característica da expressão poética e oferecer aos idiomas ameaçados a oportunidade de serem ouvidos nas suas comunidades.

Comemora-se também a livre criação de ideias através das palavras, o poder da linguagem e o desenvolvimento das capacidades criativas de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa e desenvolve a nossa perceção e compreensão do mundo. 

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida: Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

A nossa biblioteca escolar assinalou a data com uma exposição que apresenta alguns autores e as suas obras, que fazem parte da nossa coleção.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!