sexta-feira, 24 de novembro de 2023

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA - DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

O Dia Mundial da Ciência tem o seu lugar na agenda mundial a 24 de novembro. 
Em Portugal também se assinala o Dia Nacional da Cultura Científica, que tem como objetivo homenagear o professor, poeta, historiador e divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho (nascido a 24 de novembro de 1906).
Créditos

O objetivo do Dia Mundial da Ciência/Dia Nacional da Cultura Científica é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Fonte (adaptado).

CIENTÍSTAS PORTUGUESES

Egas Moniz: 1874-1955 

 


Fonte: https://www.casamuseuegasmoniz.com/seccao.php?s=biografia, consultada em 23-11-2023

A 29 de novembro de 1874, nasce, em Estarreja, Avanca, Vilarinho do Bairro, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, que se tornaria um prestigiado médico, neurocirurgião, pesquisador, professor, político e escritor português.

Como político, Egas Moniz foi fundador do Partido Republicano Centrista. Durante o regime de Sidónio Pais foi embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1918).

Foi, porém, como neurocirurgião que obteve o seu maior sucesso.

A 28 de junho de 1927, realiza a primeira angiografia cerebral bem sucedida num paciente vivo. A angiografia consiste na radiografia dos vasos sanguíneos tornados visíveis pela injeção de substâncias opacas aos raios X.

A 27 de outubro de 1949, partilha o Prémio Nobel da Medicina com Walter Hess (1881-1973), pela "sua descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses".

A leucotomia (ou lobotomia) é uma intervenção cirúrgica no cérebro em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo (estrutura localizada no diencéfalo, entre o córtex cerebral e o mesencéfalo) e outras vias frontais associadas.

Fonte: https://www.leme.pt/magazine/medicina/egas-moniz.html, consultado em 23-11-2023

Para saberes mais visita a RTP Ensina.

 

Rómulo de Carvalho: 1906-1997

Poeta, autor dramático, cientista e historiador, nasceu a 24 de novembro de 1906, na cidade de Lisboa, e aí morreu a 19 de fevereiro de 1997, na sequência de uma operação cirúrgica delicada.
Personalidade multifacetada e homem de apurada cultura, licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, na Universidade do Porto, e foi professor liceal para além de cientista, divulgador científico e investigador da  História das ciências.

Estátua em homenagem a António Gedeão, no Parque dos Poetas, em Oeiras

Já com cinquenta anos de idade, começou a publicar literatura, sob o pseudónimo de António Gedeão. 
Os poemas alcançaram grande popularidade, pela linguagem simples mas emotiva e carregada de uma inteligente sensibilidade, sempre atenta aos valores humanistas. 
Vários dos seus poemas foram também divulgados através da música como, por exemplo, Calçada de Carriche, Fala do Homem Nascido, Lágrima de Preta e a canção Pedra Filosofal, composta e cantada por Manuel Freire, que teve um sucesso invulgar.
Por ocasião do seu nonagésimo aniversário, em 1996, Rómulo de Carvalho foi alvo de homenagens em vários pontos do país. Por decisão ministerial, a data do seu aniversário, 24 de novembro, passou a ser assinalada como o Dia da Cultura Científica.

Fonte: Porto Editora – Rómulo de Carvalho na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-11-23 10:56:45]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$romulo-de-carvalho

Para saberes mais visita a RTP Ensina.

 

Maria Odette Ferreira: 1925-2018

Fonte: https://dezanove.pt/odette-ferreira-homenageada-em-coimbra-1312688

Odette Ferreira,  pioneira na investigação e luta contra a sida
Farmacêutica e investigadora fez parte da equipa que identificou um segundo tipo de vírus da sida em 1986, apenas três anos depois da descoberta de um vírus que estava a destruir o sistema imunitário dos doentes.

 “É a farmacêutica mais importante a nível nacional na área científica por causa dessa descoberta”, sublinha Nuno Taveira, investigador do Instituto de Investigação do Medicamento da Faculdade de Farmácia de Lisboa e que começou a trabalhar com Odette Ferreira pouco depois de ela ter isolado e identificado o VIH-2 em conjunto com uma equipa francesa.

Fonte: https://www.publico.pt/2018/10/07/ciencia/noticia/morreu-odette-ferreira-pioneira-na-investigacao-e-luta-contra-a-sida-em-portugal-1846505, consultado em 23-11-2023


Elvira Fortunato: 
1964-


Elvira Maria Correia Fortunato nasceu em Almada, em 1964.

É Licenciada em Física e Engenharia de Materiais (1987, FCT/Universidade Nova de Lisboa) e doutorada em Engenharia de Materiais: Microelectrónica e Optoelectrónica (1995, FCT/Universidade Nova de Lisboa).

É professora catedrática no departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e atual vice-reitora da mesma universidade onde tem coordenado a área de investigação desde 2017. É também diretora do Laboratório Associado Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelação. Entre 2015 a 2020, integrou o grupo de 7 investigadores do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia para apoiar as decisões da Comissão Europeia com base na evidência científica.

É pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, utilizando materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente. Em 2008, na 1ª edição das bolsas do Conselho Europeu de Investigação, European Research Council ERC, obteve uma Advanced Grant com o projeto INVISIBLE, considerado pela Comissão Europeia uma história de sucesso. No mesmo ano demonstrou com o seu grupo a possibilidade de fazer o primeiro transístor de papel, iniciando um novo campo na área de eletrónica de papel.

É a atual Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/area-de-governo/ciencia-tecnologia-e-ensino-superior/ministro, consultada em 23-11-2023

Para saberes mais visita a RTP Ensina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!