O objetivo é sensibilizar para o combate e prevenção da corrupção, de modo a mobilizar recursos para a combater. Este dia salienta, também, a importância da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (2003) para o seu combate à escala mundial.
O tema escolhido para este ano é "UNCAC at 20: Uniting the World Against Corruption" e assinala o início da celebração do vigésimo aniversário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) no próximo ano.
Este dia procura realçar a importância da ligação entre a luta contra a corrupção e a paz, a segurança e o desenvolvimento. No seu cerne está a noção de que combater este crime é o direito e a responsabilidade de todos, e que só através da cooperação e do envolvimento de cada pessoa e de cada instituição poderemos superar o impacto negativo deste crime.
Retirado daqui.
Cerca de 100 alunos e professores da Escola D. Sancho II em Elvas participaram na Sessão Comemorativa do Dia Internacional contra a Corrupção, hoje assinalado pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC).
Na celebração estiveram presentes todos os membros do CPC, tendo como convidados especiais a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, bem como o Presidente e o Vice-Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), respetivamente, António Pires Henriques da Graça e Olívio Mota Amador.
Num discurso dedicado aos alunos, o Presidente do Tribunal de Contas e, por inerência, do CPC, José Tavares, falou sobre os princípios da ética, os valores da Democracia e o conceito de corrupção, lançou questões a esta plateia especial e, em jeito de brincadeira, até deixou um TPC: “a corrupção é um problema de todos? Justifique a sua resposta”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário!