quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

Retirado daqui:https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto

A nossa biblioteca escolar tem uma exposição bibliográfica para assinalar esta data que importa não esquecer. Venham visitar!

Supremacia da raça Ariana

Os nazistas também sustentavam a ideia de que existia uma hierarquia qualitativa entre as raças, pela qual nem todas eram iguais. Hitler acreditava que os alemães faziam parte de um grupo racial superior, que ele denominava "ariano", e a raça "ariana" alemã era a mais bem qualificada dentre todas as demais.

Retirado daqui: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology




Sabes quem foi Anne Frank?

Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Ela tornou-se uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank, que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos.

Retirado daqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anne_Frank


Extermínio das raças inferiores

O Holocausto foi o assassinato em massa, premeditado, de milhões de pessoas inocentes. Incentivados por uma ideologia racista que considerava os judeus "vermes parasitas" que deveriam ser eliminados, os nazistas deram início ao genocídio em uma escala sem igual. Eles condenaram todos os judeus da Europa à destruição: os doentes e os saudáveis, os ricos e os pobres, os religiosos ortodoxos e os convertidos ao cristianismo, os velhos e os jovens, até mesmo bebês.

Retirado daqui: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!