domingo, 14 de fevereiro de 2021

DIA DOS NAMORADOS

O Dia dos Namorados ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.
Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.
O Dia dos namorados é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim.


Origem do Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III D.C.. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.
Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados.
Antes de morrer, porém, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".
Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria se apaixonado pela filha do carcereiro que era cega e, por milagre, a moça ficou curada da cegueira.
Retirado daqui.

Contudo, no namoro e no amor nem sempre tudo corre bem e nem os dois parceiros agem da forma mais correta para com o outro.
É necessário que cada um estabeleça limites para o que o parceiro pode ou não fazer/dizer.

Artigo no Jornal online +Ribatejo.

A organização Day One tem como missão acabar com o abuso nas relações e a violência doméstica.


Assim...

O Governo, através da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, apresentou no dia 12 de fevereiro, uma campanha de sensibilização contra a violência no namoro, por ocasião do Dia dos Namorados, e que terá continuação nos meses seguintes.


Os desportistas William Carvalho (jogador de futebol Internacional A), Vasco Ribeiro (campeão do mundo em juniores de Surf), Diogo Chen (campeão da europa de ténis de mesa) e Ivo Oliveira (campeão do mundo em juniores de ciclismo em pista), e as atrizes e apresentadores/as de televisão, Sílvia Alberto, Cláudia Semedo, Lucília Raimundo, Raquel Oliveira, Maria Leite, Teresa Tavares e João Paulo Sousa protagonizam a nova campanha.
Retirado daqui.

E porque...

Há jovens que relatam situações de discriminação, de violência ou de maus tratos envolvendo familiares, namorados/as e desconhecidos/as. Nesta secção partilhamos informações relativas à violência no namoro e violência doméstica, à discriminação de género e ao tráfico de seres Humanos.

Campanha contra a violência no namoro – Quem te ama, não te agride!

Campanha de vídeo, contra a violência no namoro – quem te ama, não te agride, recorrendo a figuras públicas que chamam atenção para esta problemática.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!