
Os livros transportam-nos a lugares mágicos, fazem-nos transformar em heróis ou vilões, em princesas ou sapos, ...
- PÁGINA INICIAL
- QUEM SOMOS
- APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
- OBRAS do PNL - 2º Ciclo
- OBRAS do PNL - 3º Ciclo
- PLNM - Português Língua Não Materna
- CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
- RECURSOS EDUCATIVOS
- INTERNET E SEGURANÇA
- FERRAMENTAS DIGITAIS VARIADAS
- COMO FAZER PESQUISAS?
- COMO FAZER APRESENTAÇÕES?
- COMO FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LITERACIA DOS MEDIA
- RECONHECER NOTÍCIAS FALSAS
- DIREITOS DE AUTOR
- CREATIVE COMMONS
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PATRONO - D. JOÃO II
terça-feira, 19 de maio de 2020
A BIBLIOTECA ESCOLAR ACONSELHA...

sexta-feira, 15 de maio de 2020
REVISTA ASTÉRIX
Quem de vós conhece a personagem ASTÉRIX? Se perguntarem aos vossos pais eles devem conhecer bastante bem. Experimentem!
O Astérix é, segundo a Infopédia:
Astérix é o herói da banda desenhada mais popular na Europa, tendo surgido em França a 29 de outubro de 1959, no número inaugural da revista Pilote. É uma genial criação de René Goscinny (argumento) e de Albert Uderzo (desenho), dois talentosos autores que já trabalhavam juntos em outras séries de BD.
A Pilote pretendia um herói ligado à História de França, tendo Goscinny e Uderzo optado pelo período romano, nunca esperando que a série obtivesse tamanho êxito.
![]() |
https://i1.wp.com/astropt.org/blog/wp-content/uploads/2013/04/asterix.png?resize=450%2C450 |
O Astérix é, segundo a Infopédia:
Astérix é o herói da banda desenhada mais popular na Europa, tendo surgido em França a 29 de outubro de 1959, no número inaugural da revista Pilote. É uma genial criação de René Goscinny (argumento) e de Albert Uderzo (desenho), dois talentosos autores que já trabalhavam juntos em outras séries de BD.
A Pilote pretendia um herói ligado à História de França, tendo Goscinny e Uderzo optado pelo período romano, nunca esperando que a série obtivesse tamanho êxito.
Astérix in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-15 17:53:47]. Disponível na Internet:
terça-feira, 5 de maio de 2020
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Em novembro de 2019 foi aprovada pela UNESCO a proposta de comemoração do DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, esta proposta foi apresentada pelos 9 países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Assim, o dia 05 de maio passará a assinalar esta comemoração.
Podem ler a notícia completa aqui.
Hoje decorrerão inúmeras iniciativas e formas de comemoração apesar da manutenção das medidas de distanciamento social e de confinamento.
Nesta primeira comemoração é lançado um concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesas espalhados pelo mundo.
Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Instituto Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.
Podem ler a notícia completa aqui.
Hoje decorrerão inúmeras iniciativas e formas de comemoração apesar da manutenção das medidas de distanciamento social e de confinamento.
Nesta primeira comemoração é lançado um concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesas espalhados pelo mundo.
Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Instituto Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.
segunda-feira, 4 de maio de 2020
VAMOS ATÉ AO MÉXICO?!
Alguns de vós já devem ter ouvido falar da artista Frida Khalo, pintora mexicana que viveu durante o século passado. A sua pintura atrai todas as gerações pela sua simplicidade e realismo.
A casa onde viveu transformou-se em Museu que agora nos permite fazer uma visita virtual.
Vamos dar uma passeio até ao México e visitar virtualmente o Museo Frida Khalo.
![]() |
https://wsimag.com/pt/arte/19359-frida-kahlo |
Vamos dar uma passeio até ao México e visitar virtualmente o Museo Frida Khalo.
A BIBLIOTECA ESCOLAR ESTÁ ON - E@D
As Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento de Escolas estão ON no E@D (Ensino a Distância), pretendemos continuar a apoiar e auxiliar o trabalho de Professores, Alunos e outros durante este tempo de distancia social.
Deixamos aqui as nossas linhas de atuação durante este período.
Podem contactar através do mail: biblioteca.djoao2@agrupamentosabandeira.pt
Deixamos aqui as nossas linhas de atuação durante este período.
Podem contactar através do mail: biblioteca.djoao2@agrupamentosabandeira.pt
quinta-feira, 23 de abril de 2020
DIA MUNDIAL DO LIVRO
![]() |
http://dglab.gov.pt/dia-mundial-livro-um-livro-no-coracao-todos-somos-livros/ |
sexta-feira, 17 de abril de 2020
FERRAMENTA PARA ALUNOS - CENTRO INTERNET SEGURA
A página da Internet Segura partilha um "Diário de bem-estar 14 dias" para vos ajudar a ultrapassar os desafios que o distanciamento social impõe.
![]() |
https://www.cruzvermelha.pt/not%C3%ADcias/item/7074-di%C3%A1rio-de-bem-estar-para-adolescentes-em-periodo-de-quarentena.html?fbclid=IwAR0VShEqDxIsNKEg8w0sSFnz7rHReDVARqOCpUAFjdTk35pyQrug8FBM3ig |
"Afetados pelo surto da COVID-19, alguns de nós podem ter que ficar em casa por um longo período de tempo, enquanto outros estão mesmo em quarentena. Este diário de bem-estar de 14 dias dá-te algumas ideias de atividades para tornar a tua vida diária mais gratificante.
É uma ferramenta prática dirigida a crianças para as ajudar a lidar melhor com a questão da quarentena em virtude do COVID-19. O objetivo é apoiar de uma forma lúdica o seu desenvolvimento saudável e equilibrado. Esta ferramenta, direcionada para alunos/as do 2º e 3º ciclos (10-15 anos de idade), foi já revista e validada pela Direção Geral de Educação.
Trata-se de um diário que as crianças podem ir preenchendo com atividades realizadas, sentimentos, conquistas e perplexidades vividas em contexto de quarentena/confinamento.
Está disponível para download em português e inglês no nosso site."
É uma ferramenta prática dirigida a crianças para as ajudar a lidar melhor com a questão da quarentena em virtude do COVID-19. O objetivo é apoiar de uma forma lúdica o seu desenvolvimento saudável e equilibrado. Esta ferramenta, direcionada para alunos/as do 2º e 3º ciclos (10-15 anos de idade), foi já revista e validada pela Direção Geral de Educação.
Trata-se de um diário que as crianças podem ir preenchendo com atividades realizadas, sentimentos, conquistas e perplexidades vividas em contexto de quarentena/confinamento.
Está disponível para download em português e inglês no nosso site."
Subscrever:
Mensagens (Atom)