quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TRUQUES PARA LER MAIS E MELHOR

 
 
Não sabes o que ler?
 
É muito importante que leias de acordo com os teus gostos e não segundo os gostos dos teus pais ou vizinhos. Podes escolher romances, aventuras banda desenhada, livros sobre assuntos diversos... o importante é que o tema te interesse.

Treina frequentemente.
 
Quer estejas no teu quarto, na biblioteca, no sofá da sala, quer chova ou faça sol. esforça-te o mais possível a fim de melhorares as tuas competências de leitura. Quando a temperatura o permitir treina-te ao ar livre. Aproveita o tempo bom. Escolhe um local calmo e confortável, à sombra de uma árvore, num baloiço, numa rede, etc. ( mas atenção ao excesso de sol).
Evita ler muito tempo sem boa iluminação ou com o livro muito próximo dos olhos.
se seguires estes dois conselhos cansas menos os olhos e podes ler durante mais tempo.

Ler é grátis
 
Podes escolher um livro na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal. É gratuito e deves aproveitar. Se não sabes que livros escolher os funcionários da biblioteca terão muito prazer em te orientar e te ajudar a descobrir novos mundos reais ou imaginários.

Ler é um acto solitário.
 
Quando lemos levantamos voo ao nosso ritmo, e nem sempre é fácil levar alguém connosco.

Partilha as tuas leituras
 
Há certos livros cuja leitura se torna divertida quando a partilhamos com amigos. Também é bom partilhar informações sobre o que estamos a ler. Partilhar experiências de leitura pode ser muito útil e enriquecedor.
 
 

O DESAFIO DE LER E ESCREVER

 
Escrever por interesse individual ou profissionalmente exige muito esforço e criatividade. O encarar com realismo esse desafio é comprometer-se, dar o melhor de sinum movimento constante de aprendizagem. As ações de ler, pensar e escrever completam-se.

O ler induz o leitor a pensar melhor e a escrever com mais clareza e espontaneidade. O pensar leva-o à leitura mais profunda e à escrita mais rápida. E o escrever provoca leituras mais intensas e a pensar com mais equilíbrio. Enfim, ler, pensar e escrever motivam qualquer aprendiz a gostar de aprender.

Apesar das vantagens no desenvolver essas habilidades na escola, a falta de leitura tem sido acusada, por educadores, como a principal responsável pelos prejuízos no ensino da língua, tais como: a incapacidade de fixar as normas ortográficas das palavras; a incoerência; o desconhecimento da literatura e dos dados culturais básicos; a pobreza do vocabulário e a limitação do pensamento e a ausência do hábito de ler.

Por outro lado, para não ler, estudantes argumentam a falta de tempo, a ausência de estímulos para saber sobre o passado e a inutilidade de ler livros para aprender algo, se vêem e ouvem tudo de modo mais confortável pelo rádio, pela televisão, por computadores, CDs, CD-Rom e outros meios da multimedia. Um universo de apreciadores de obras da comunicação maior do que de leitores propriamente ditos.

O pensar por si próprio, porém, atividade que requer tempo, concentração e interesse de aprender, envolve a construção de um sistema de convicções, um acervo de certezas bem fundamentadas, um conjunto de opiniões comprovadas na realidade, verdades assumidas, ou seja, uma boa formação intelectual, além de questionar, pesquisar, perguntar e repensar o que outros já pensaram. Nesse sentido, a habilidade de ler se presta a essa tarefa de repensar conceitos e de construir valores, captando a essência das palavras.
Quanto ao escrever, este constitui-se tarefa árdua, um trabalho manual e cansativo que não admite preguiça e sim disposição de começar e recomeçar, estruturar e reestruturar tantas vezes quantas necessário ao texto desejado. Esse trabalho auto-exigente depende de um esforço de criação, ordenação de idéias e organização de períodos e parágrafos que se traduz em um processo lento e de contínuas escolhas: o tema, o público–alvo, o modo de convencimento, as causas que motivam o texto e as suas finalidades. Um sujeito em busca de outros; uma busca solitária, mas com intenção plural em que o outro se faz presente no meu texto.

Assim, desde o rascunho até o ponto final do meu trabalho, as marcas da minha personalidade, da minha profissão, dos meus anseios, das minhas dificuldades e do meu ambiente cultural, estão impressas no meu texto; as minhas atividades se confundem com o meu ser e este se manifesta no meu escrever. É a minha confissão inconsciente. Escrevo o que sou e como sou, portanto, não devo escrever como os outros escrevem pelo risco de dizer o que não sou.

Para obter um estilo próprio é preciso que eu demonstre minha capacidade de dizer por escrito o que sou, de revelar ao máximo minha capacidade de expressão. No entanto, essa trajetória é aberta, pessoal e complexa; exige força de vontade, coragem e determinação para ir e vir, fazer e refazer, um processo que nunca se fecha, nunca se dá por acabado.
Portanto, ler, pensar, escrever, são os caminhos que estão sempre abertos para quem quer aprender. E quanto ao escrever, tanto o exercício quanto o hábito podem tornar um aprendiz autónomo e competente produtor de textos.

Ler, Pensar E Escrever Para Aprender A Aprender
publicado 4/07/2008 por Djalmira Sá Almeida em
http://www.webartigos.com (adaptado)

 
 

LER FAZ BEM!


... já todos ouvimos dizer, mas será que tens noção do que podes ganhar através da leitura?

Descobre aqui:

• Aquisição de conhecimento : com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.

• Estímulo à brincadeira : a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.

• Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.

• Desenvolvimento da capacidade de argumentar : a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.

• Ampliação do vocabulário : com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá- -las em seus diferentes e ricos sentidos.

• Incentivo à reflexão e à formação de opinião : a leitura incentiva-nos a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a por em xeque nossas convições e a chegar a uma conclusão.

• Ampliação do campo de visão : a leitura permite- -nos "ver" um assunto sob outras perspetivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.


• Confrontação de pontos de vista : a leitura leva - -nos a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.

• Utilização dos recursos da linguagem : a leitura permite-nos aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.

• Correção gramatical : com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.

• Estímulo ao pensamento abstrato : a leitura permite-nos perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia a nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.

• Estímulo à imaginação : quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.

 

TUDO SOBRE D. JOÃO II

Mas afinal o que sabes sobre D.João II?
Vê no link

25061

terça-feira, 10 de julho de 2012

Sugestão de leitura

Cão procura Príncipe Encantado para Dona Espetacular Às vezes é preciso ter faro para o amor




Carolina sonha com o Príncipe Encantado, mas por mais que tente acaba sempre por atrair o homem errado. Até que entra em cena Hércules, um cãozinho amoroso e dedicado, que decide recompensar a dona levando para casa o Sr. Certo.

Mas onde está ele? Como descobri-lo?



Começa aqui um romance terno e divertido, sobre um cão que ama a sua dona, uma dona que só quer ser amada e um príncipe à espera de ser encontrado...