terça-feira, 10 de dezembro de 2024

PROJETO MARCAS NA HISTÓRIA - GENTES DA MINHA TERRA

Pelo sexto ano consecutivo o projeto Marcas na História conta com a participação dos concelhos das Comunidades Intermunicipais do Oeste, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo. O objetivo deste projeto, focado na fotografia, é reforçar o papel das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais, através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares dentro e fora da escola.


Vamos Fotografar As Gentes da Minha Terra foi o tema escolhido para o presente ano letivo, com o objetivo de promover o património Humano a nível local.

A atividade está dividida em 2 fases:
  • 1ª fase - Constituída por 5 escalões (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário e comunidade local);
  • 2ª fase - Decorrerá nos municípios aderentes a este projeto e congrega os vencedores da 1ª fase.

Vamos lá participar
!
Para mais informações dirijam-se à vossa Biblioteca Escolar.

sábado, 7 de dezembro de 2024

MIÚDOS A VOTOS

A nossa escola jestá inscrita na 9ª edição de “Miúdos a Votos”, uma iniciativa conjunta da RBE e da revista "Visão Júnior".


Os livros candidatos já foram apurados, para todos os ciclos de ensino.
A Campanha Eleitoral terá início no dia 20 de janeiro e termina no dia 10 março, sendo este o período em que os alunos poderão defender o seu livro preferido.
O dia de reflexão será 11 de março e a eleição decorrerá no dia 12 de março.
Para mais informações, dirige-te à tua Biblioteca Escolar!
Contamos com a tua participação nesta iniciativa!

Descobre aqui quais são os livros que podes eleger para o 2º e 3º ciclos.




quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

HISTÓRIAS DA AJUDARIS - 2025

A  AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

O nosso Agrupamento volta a tornar crianças em escritores solidários! A promoção da leitura, da escrita, da arte e da cidadania através da sua imaginação e criatividade.

O tema selecionado para 2025 é - “VALORES”!

Os textos criados pelos nossos pequenos autores irão ser enviados até ao dia 31 de março de 2025.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA/DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

O Dia Mundial da Ciência, celebrado anualmente no dia 24 de novembro, destaca o papel essencial da ciência na construção de uma sociedade mais informada, inovadora e sustentável. Reconhecida pela UNESCO, esta data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o impacto transformador da ciência, promovendo o ensino científico, incentivando a investigação e inspirando novas gerações de cientistas.

A celebração destaca o papel essencial da ciência na resolução de problemas globais, no avanço do desenvolvimento sustentável, na criação de tecnologias que melhoram a qualidade de vida e na promoção de uma educação inclusiva e de excelência.

Desde 1996, o Dia Nacional da Cultura Científica também é celebrado nesta data, homenageando a memória do professor de Física e Química e responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica, Rómulo de Carvalho (1906-1997), também conhecido pela sua obra poética sob o pseudônimo de António Gedeão. O dia 24 de novembro, data de nascimento de Rómulo de Carvalho, tornou-se um marco para celebrar a ciência e o seu impacto cultural e educacional.
Retirado daqui.

A nossa biblioteca assinalou esta data com uma exposição bibliográfica com alguns dos livros da nossa coleção.
Ainda a podes visitar!






quinta-feira, 7 de novembro de 2024

AJUDARIS - TEXTO SELECIONADO DO AGRUPAMENTO

A participação da nossa Escola e do nosso Agrupamento de Escolas no projeto HISTÓRIAS DA AJUDARIS já tem vários anos.

No ano letivo (2023/2024) passado foram enviadas 11 histórias para serem verificadas e selecionadas.

A escolhida foi realizada pelo 6ºD e podem lê-la de seguida...

ALEX & BELL - 6.º D

Naquele dia, era o seu décimo segundo aniversário e o Alex foi à praia mergulhar de uma rocha alta, que encontrara quando era pequeno. 
Alex estava a correr para saltar a primeira vez, quando viu uma tartaruga a vir parar à costa, arrastada pela corrente. Era uma tartaruga bebé, que não conseguira nadar mar adentro. 
- Vou chamar-te… Bell. – disse o rapaz, quando os pais lhe disseram que podia adotá-la. 
No dia seguinte, o Alex comprou equipamento de mergulho e foi nadar no mar com a Bell, pois achou que isso a faria feliz. Mergulharam até ao fundo do oceano, mas quando lá chegaram, viram que estava poluído, com plásticos e metais… Era um perigo para todos os animais marinhos.
Depois de nadarem mais um pouco, avistaram os poluidores, grupos de pessoas que andavam pela praia, a poluir e a espalhar o caos. 
- Anda Bell, - disse o Alex – vamos avisar a guarda costeira. 
Pouco depois, os dois aventureiros chegaram à sede da guarda costeira. 
- Enviem os três botes mais rápidos para a localização daqueles rufias! – exclamou o chefe daquela sede, quando ficou a par da situação. 
Quando chegaram ao local onde eles estavam, ouviu-se alguém a gritar. Era o líder dos poluidores: 
- Fujam! 
De repente, surgiram do mar centenas de tartarugas, que se juntaram e fizeram uma rede gigante, onde caíram os poluidores.
- Apanhados! – exclamou o Alex. 
No fim desta jornada, que começara como uma ida à praia pelo aniversário, surgiram os melhores amigos que salvaram os oceanos da pior ameaça que alguma vez existiu… 

Parabéns aos alunos que escreveram esta bonita história!

Esperamos que a apreciem tanto como nós.


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

DESAFIO MATEMÁTICO - NOVEMBRO

 Mais um mês mais um DESAFIO MATEMÁTICO  que pretende estimular o pensamento lógico e abstrato dos alunos. 

Vem à biblioteca escolar participar!

O desafio deste mês é o seguinte:



ANAGRAMAS MENSAIS - NOVEMBRO

Partilhamos o nosso concurso mais concorrido, o dos ANAGRAMAS

Queremos saber se descobrem as palavras escondidas.

ESCRITOR DO MÊS - NOVEMBRO

 A biblioteca escolar tem um autor português todos os meses em destaque, com um pouco da sua biografia e com os livros que possuímos na nossa coleção.

Este mês a autora é... Rosa Lobato Faria.

Vamos descobrir um pouco mais sobre ela. 

BOLETIM BIBLIOGRÁFICO - NOVEMBRO

Partilhamos convosco o Boletim Bibliográfico do mês de NOVEMBRO com algumas das novidades na nossa coleção.





quarta-feira, 30 de outubro de 2024

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES - LITERACIA DA INFORMAÇÃO - 5º E 7º ANOS

A atividade de formação em Literacia da Informação destina-se aos aunos que começam um novo ciclo de escolaridade (5º e 7º anos). Mais uma atividade inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - MIBE.

Pretende informar os alunos sobre as potêncialidades e cuidados no uso da Internet, como fazer pesquisas e qual o melhor processo de aceder e selecionar informação pertinente e validada, a referenciação de fontes e a elaboração de uma Bibliografia. 



VISITA DO LIVRO - 7º E 8º ANOS

A atividade Visita do Livro envolveu todas as turmas do 3º ciclo de escolaridade (17 turmas do 7º e 8º anos), foi realizada numa aula de Português, com a colaboração das docentes e pretende fomentar o interesse pela leitura e o aumento das requisições de livros pelos alunos nesta faixa etária.








CONHECER A BE

A atividade Conhecer a BE destina-se aos alunos de 5º ano e realiza-se durante o mês de outubro na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O objetivo é que os alunos conheçam de forma mais aprofundada o funcionamento, como fazer uma requisição e, principalmente, a organização da biblioteca.

No final todos os alunos receberam como oferta um pequeno marcador de livro feito em Origami, para as sua futuras requisições.








IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA - 5 DE OUTUBRO

Implantação da República

Antes de ser um regime – a 5 de outubro de 1910 –, a República foi um projeto de renovação da sociedade portuguesa.

Os princípios do republicanismo chegaram a Portugal nas últimas décadas do séc. XIX e ganharam um novo e decisivo fôlego na sequência do episódio traumático do Ultimato britânico. A partir de 1900, os ideais igualitários da República começaram a ser difundidos de forma sistemática. Quer fosse nos Centros Republicanos, quer fosse nos comícios – que juntavam milhares de pessoas –, a mensagem republicana foi acolhida com fervor por muitos setores insatisfeitos da população portuguesa, principalmente nos centros urbanos.

Marcada pela heterogeneidade, a “família republicana” (várias tendências dentro do partido Republicano Português) dividiu-se quanto ao regicídio de 1 de fevereiro de 1908, e muitos republicanos demarcaram-se publicamente do assassinato do Rei e do príncipe herdeiro, considerando-o como um revés para a causa republicana. No entanto, a deterioração da situação política provada pelo trágico acontecimento favorecia a conspiração.

O derrube efetivo do regime começou a ser preparado em 1909, numa ação concertada entre republicanos e elementos do Exército e da Armada, com reuniões preparatórias no seio das sociedades secretas Maçonaria e Carbonária.  

Foi em Lisboa, centro do poder, que a revolução saiu à rua, às primeiras horas do dia 4 de outubro de 1910. Os combates duraram até à manhã do dia seguinte, estendendo-se do Terreiro do Paço à Rotunda (atual Parque Eduardo VII), com alguns incidentes pelo meio que quase fizeram gorar a revolução. O certo é que as forças monárquicas não conseguiram aproveitar os contratempos republicanos e na manhã do dia 5 de outubro de 1910 foi proclamada a República, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa.

Retirado daqui.

A nossa biblioteca assinalou esta data importante na história do nosso país com uma exposição bibliográfica que foi visitada pelas turmas de 6º ano com as docentes de História e Geografia de Portugal.






terça-feira, 29 de outubro de 2024

DIA MUNDIAL DA MÚSICA - EXPOSIÇÃO

O Dia Mundial da Música comemora-se a 1 de outubro e a nossa biblioteca lembrou essa data com uma exposição bibliográfica e com instrumentos cedidos pelas docentes de Educação Musical, que serviram para decorar a mesa.

Partilhamos convosco algumas imagens.





MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: FEIRA DO LIVRO USADO

Uma das iniciativas que acontecem durante o Mês Internacional das Biblioteca Escolares - MIBE - é a habitual Feira do Livro Usado. Esta feira apenas pode realizar-se com as generosas ofertas de alunos, pais/encarregados de educação e docentes à nossa biblioteca.

A Feira do Livro Usado decorreu entre 14 e 25 de outubro de 2024, no espaço da biblioteca escolar.

Os valores arrecadados com a venda de livros, a preços simbólicos, reverte para a aquisição de novos livros para a nossa biblioteca, permitindo assim renovar a nossa coleção.





segunda-feira, 28 de outubro de 2024

10 MINUTOS A LER - DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Hoje que se assinala o Dia das Bibliotecas Escolares (28 de outubro), inserido no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, segundo a International Association of School Librarianship e a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), faz todo o sentido iniciar a divulgação do projeto - 10 minutos a Ler - que pretende a melhoria da literacia da leitura e as competências leitoras dos nossos alunos, em todos os ciclos de escolaridade e envolvendo o maior número de docentes possível.


Será um enorme desafio, já que a leitura lúdica sairá da esfera da disciplina de Português, sendo certo que o retorno alcançado configurará um capital para todas as disciplinas!


terça-feira, 1 de outubro de 2024

ANAGRAMAS MENSAIS - OUTUBRO

Partilhamos o nosso concurso mais concorrido, o dos Anagramas

Queremos saber se descobrem as palavras escondidas.


 

DESAFIO MATEMÁTICO - OUTUBRO

 

Mais um mês mais um DESAFIO MATEMÁTICO  que pretende estimular o pensamento lógico e abstrato dos alunos. 

Vem à biblioteca escolar participar!

O desafio deste mês é o seguinte:


 

 

ESCRITOR DO MÊS - OUTUBRO

 

 A biblioteca escolar tem um autor português todos os meses em destaque, com um pouco da sua biografia e com os livros que possuímos na nossa coleção.

Este mês o autor é... Miguel Sousa Tavares!

Vamos descobrir um pouco mais sobre ele.


Show interactive elements