O dia 24 de novembro assinala, em todas as nações, o Dia Mundial da Ciência, com o objetivo principal de destacar o enorme valor deste legado no desenvolvimento humano, bem como a importância do progresso científico contínuo. No mesmo dia, celebra-se em Portugal o Dia Nacional da Cultura Científica, procurando realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos seus cidadãos.
Os livros transportam-nos a lugares mágicos, fazem-nos transformar em heróis ou vilões, em princesas ou sapos, ...
- PÁGINA INICIAL
- QUEM SOMOS
- APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
- OBRAS do PNL - 2º Ciclo
- OBRAS do PNL - 3º Ciclo
- PLNM - Português Língua Não Materna
- CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
- RECURSOS EDUCATIVOS
- INTERNET E SEGURANÇA
- FERRAMENTAS DIGITAIS VARIADAS
- COMO FAZER PESQUISAS?
- COMO FAZER APRESENTAÇÕES?
- COMO FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LITERACIA DOS MEDIA
- RECONHECER NOTÍCIAS FALSAS
- DIREITOS DE AUTOR
- CREATIVE COMMONS
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PATRONO - D. JOÃO II
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA/DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA - Exposição
O dia 24 de novembro assinala, em todas as nações, o Dia Mundial da Ciência, com o objetivo principal de destacar o enorme valor deste legado no desenvolvimento humano, bem como a importância do progresso científico contínuo. No mesmo dia, celebra-se em Portugal o Dia Nacional da Cultura Científica, procurando realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos seus cidadãos.
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
DIA DE S. MARTINHO
CONHECES A LENDA DE S. MARTINHO?
![]() |
https://playroom.pt/sao-martinho/ |
Vamos ficar a saber mais!
Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.
O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.
É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.
São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa! Diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho.
Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.
Retirado daqui.
CURIOSIDADES:
Como se comemora o Dia de São Martinho noutros países?terça-feira, 9 de novembro de 2021
PALAVRAS ESCRITAS - PALAVRAS DITAS: Sessão com turmas
Uma das formas de estimular a criatividade das crianças/alunos é contar histórias infantis aí existe espaço para que a imaginação da criança possa preencher e aumentar.
O consumo de histórias noutras plataformas, como a TV, DVD e o Youtube, pouco ou nada deixa à imaginação. Já a narração de histórias permite uma "imersão" por parte do ouvinte. Ouvir a narração de histórias ou contos contribuí para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, além de desenvolver a sua imaginação.
A atividade mensal - PALAVRAS ESCRITAS / PALAVRAS DITAS - pretende ser um contributo para criar e reforçar o gosto pela leitura. Ptretende-se abordar vários tipos de texto/escrita: Poesia, Conto, Lengalenga, Provérbio, Lenda, Ficção, Biografia e Banda Desenhada.
Na passada semana, ainda relacionado com o MIBE cujo tema era Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo, as duas primeiras sessões (com o 6ºA e o 6ºD com a Professora Sofia Pereira) foram do Conto da Pêra de Ouro, da obra - Fiz das Pernas Coração: Contos Tradicionais Portugueses, seleção de José António Gomes e ilustrações de Danuta Wojciechowska.
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
NOVIDADES NA BE - BOLETIM BIBLIOGRÁFICO
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
DIA DE LOS MUERTOS - Exposição de Trabalhos dos alunos
A nossa biblioteca escolar também promove a exposição dos trabalhos dos alunos nas várias disciplinas, desta feita assinalámos o Dia de Los Muertos, uma tradição mexicana Património da Humanidade pela UNESCO e que permite desenvolver a criatividade dos alunos.
Podem descobrir mais aqui.
A disciplina foi Educação Visual e a turma o 5ºF que exploraram as tradicionais caveiras que enfeitam as casas, os altares e as festividades deste dia que celebra os entes queridos que já faleceram. Os alunos foram desafiados, depois de conhecerem esta tradição, a recriar as ca«veiras com as suas próprias decorações. Os resultados foram os que podem apreciar nas fotos.