A este Modelo, juntou-se em 2021 o Quadro Estratégico 2021- 2027, Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro que, partindo de um diagnóstico e de orientações nacionais e internacionais, define as linhas de ação que norteiam a atividade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), durante o seu período de vigência.
![]() |
| Fonte |
A ação da biblioteca, seja no domínio da gestão funcional, seja no âmbito da dinamização pedagógica, é suportada pelos valores inscritos nesse quadro estratégico, com especial relevo para a liberdade, a diversidade, a colaboração e a excelência.
Este documento prevê que, em cada ano, sejam definidas áreas de intervenção prioritárias, embora, naturalmente, devam continuar a ser atendidos os vários fatores críticos de sucesso nos diferentes domínios de atuação da biblioteca.
Em tempos de acelerada transformação, marcados pela instabilidade geopolítica, pela emergência climática, pelas rápidas mudanças tecnológicas e pelo aumento do mal-estar emocional entre crianças e jovens, 2025-2026 traz às escolas grandes desafios.
Neste cenário, as bibliotecas escolares reafirmam o seu papel estruturante na promoção das literacias, da equidade, dos valores democráticos e do bem-estar, oferecendo ambientes de aprendizagem seguros, acolhedores e significativos, propícios à construção do saber em liberdade, diálogo e pertença.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário!