segunda-feira, 23 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

​O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado por decisão da UNESCO desde 1996, a 23 de Abril e pretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.​
cartaz2018.jpg
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega, falecidos em abril de 1616.
Em 2018, e porque se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar a noção de Património com o valor cultural e intemporal do Livro e da Leitura.
Resultado do conjunto de várias forças, desde o autor ao leitor, passando pelo editor, tradutor, revisor, designer, ilustrador, tipógrafo, livreiro, bibliotecário e animador da leitura, o Livro encontra o seu valor intemporal quando é lido e passado de geração em geração, de uma língua para outra língua, de um suporte para outro suporte de leitura.
Retirado daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!