sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

O mundo celebra, esta sexta-feira, 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e adotado pela União Europeia, no mesmo ano.

A jornada, que recorda igualmente outros genicídios – Bósnia, Cambodja e Ruanda – coincide com a data da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, há exatamente 70 anos. No final dos anos 40, vários responsáveis judaicos tinham proposto datas alternativas, como a do envio dos primeiros judeus de Varsóvia para os campos de concentração em 1942, ou a data do levantamento do Gueto de Varsóvia, um ano depois. Ambas as datas seriam abandonadas por coincidirem com outros feriados religosos judaicos. Países como a Roménia, optaram por recordar o Holocausto no dia 9 de outubro, data do início da deportação de judeus romenos para os campos da morte em 1942.

O primeiro dia da memória do Holocausto A primeira cerimónia de homenagem aos cerca de 6 milhões de judeus mortos nos campos de concentração nazis foi organizada meses após o fim da II Guerra Mundial, a 28 de Dezembro de 1949. Um ano e meio após a criação do estado israelita, centenas de restos mortais de judeus eram removidos do campo de concentração de Flossenburg, nos arredores de Munique, para um cemitério em Jerúsalem. Dois anos depois, o parlamento israelita declarava o dia 27 do mês de Nisan (em maio, dependente do calendário religioso) como o dia nacional da memória do Holocausto.
Adaptado daqui: http://pt.euronews.com/2015/01/26/um-dia-para-recordar-as-vitimas-do-holocausto-nazi
Fonte: http://www.ufrgs.br/museu/vitimas-do-holocausto-serao-lembradas-no-museu-da-ufrgs-no-dia-27-de-janeiro
A Biblioteca Escolar assinala esta comemoração com uma Mostra Bibliográfica. Venham visitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!