quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO


O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de janeiro, foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 1 de novembro de 2005. Data que coincide com o aniversário da libertação pelo Exército Soviético do campo de concentração Auschwitz-Birkenau em 1945.

Entrada do Campo de Concentração Auschwitz-Birkenau

A perseguição movida aos Judeus pela Alemanha nazi marcou incontornavelmente a 2.ª Guerra Mundial e o século XX. A Humanidade foi confrontada com uma das suas piores facetas, prometendo tudo fazer para que nunca voltasse a acontecer algo semelhante. Volvidos mais de 60 anos o Holocausto judeu foi caindo no esquecimento, sendo inclusive parodiado e negado por alguns países e grupos de indivíduos. A recuperação daqueles eventos deve ajudar na sensibilização dos alunos para o que aconteceu com os judeus europeus, permitindo também estabelecer uma ponte com outros genocídios que têm acontecido ao longo das últimas décadas (Ruanda, Bósnia, Síria).

Houve um português envolvido na fuga de refugiados, de seu nome Aristides de Sousa Mendes, cônsul em Bordéus.


Entre os dias 17 de junho a 25 de junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes assinou milhares de passaportes, dos quais muitos não há registos. Estima-se que, no total, terá salvo 30.000 vidas de refugiados perseguidos pelo regime nazi alemão. De entre os milhares de anónimos, fazem parte da lista de pessoas salvas por Aristides de Sousa Mendes, o pintor Salvador Dali e a mulher Gala, a família Rothschild, o ator norte-americano Robert Montgomery, a família real do Luxemburgo, membros do então governo belga, entre muitas outras personalidades que haveriam de influenciar a cultura e os destinos políticos da Europa e do mundo nas décadas seguintes.
(Fonte: http://osnovediasdesousamendes.com/sousa-mendes.php)

Locais a visitar na Internet:
Museu e Memorial de Auschwitz/Birkenau - http://auschwitz.org/en/
Fundação Aristides de Sousa Mendes - http://sousamendesfoundation.org/
Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes - http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/
Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes - http://mvasm.sapo.pt/
International Holocaust Remembrance Alliance - http://holocaustremembrance.com/pt-pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!